content top
Yes, nós temos bananas

Yes, nós temos bananas

Bananas produzidas pela agricultura familiar do Vale do Ribeira já fazem parte do cardápio da merenda escolar da grande São Paulo, que possui um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Semanalmente, cerca de 25 toneladas da fruta são fornecidas por cinco empreendimentos familiares.

O contrato entre Prefeitura de São Paulo e os agricultores familiares, no valor de R$ 1,6 milhão, beneficia 86 famílias Ao todo, serão entregues, no decorrer deste ano, 512 toneladas de banana nanica e 194,6 toneladas de banana prata.

As frutas fazem parte de dois milhões de refeições servidas em 674 escolas municipais de quatro Diretorias Regionais de Ensino: Butantã, Campo Limpo, Guaianases e São Mateus.

Vale do Ribeira

No Vale do Ribeira, região preservada da Mata Atlântica e cuja principal atividade econômica é a agricultura familiar, tem na fruta sua principal fonte de renda.

A compra da banana para a merenda escolar, portanto, ajuda a promover o desenvolvimento local,  além de assegurar a qualidade do Programa de Alimentação Escolar das unidades municipais.

A produção anual de banana no  Vale do Ribeira é de cerca de 750 mil toneladas. A bananicultura representa 80% da sua economia. São mais de 40 mil hectares cultivados por 4 mil pequenos produtores

 

Comments are closed.